segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cores 1ª parte


Guiados por dados perceptivos  estudiosos no assunto puderam iniciar um levantamento de classificação e nomenclatura das cores, segundo suas características e forma de manifestação.
 Resumidamente é o pretendo mostrar:

A cor pode ser representada utilizando um círculo cromático. Este é uma maneira de representar o espectro visível de forma circular. As cores são arrumadas em sequência em uma circunferência na ordem da frequência espectral
COR GERATRIZ OU PRIMÁRIA


É cada uma das três cores indecomponíveis que, misturadas em proporções variadas, produzem todas as cores do espectro, estas são o vermelho, amarelo e o azul.
Obs: Nas artes gráficas, na pintura em aquarela e para todos que utilizam cor pigmento-transparente, ou por transparência em retícula, as primarias são o magenta, o amarelo e o ciano. A mistura dessas três cores também produz o cinza-neutro por síntese subtrativa.

COR SECUNDÁRIA


É a cor formada em equilíbrio ótico por duas cores primárias


COR TERCIÁRIA


É a intermediaria entre uma cor secundária e qualquer das duas primárias que lhe dão origem.


Cores quentes e frias



A distribuição no Círculo separa as cores de acordo com as sensações de temperatura provocadas no olho humano.
À esquerda, num eixo ligeiramente inclinado, temos as Cores Quentes, que pertencem ao grupo do Vermelho, Amarelo e Alaranjado, dando origem ao Marrom, Ocre, Tabaco, etc.


As Cores Quentes são mais aconchegantes, muito empregadas como apelo de vendas. São mais agressivas, porém, mais alegres que as Cores Frias.


Do lado direito do Círculo estão as Cores Frias, do grupo do Verde, Azul e Violeta. Transmitem as sensações de amplitude, frescor e calma, mas também são mais tristes do que as Cores Quentes.

Nos extremos do eixo que separa as Cores Quentes das Cores Frias, temos o Amarelo-Verde e o Vermelho-Violeta, que podem ser frias ou quentes, dependendo das cores dominantes.

É interessante notar que, mesmo entre si, as cores apresentam diferenças de temperatura, ou seja, existem aquelas que são mais frias ou quentes do que as outras, dependendo das misturas, das tonalidades e da influência de outras cores. Por exemplo: um Verde acrescido de Amarelo é mais “quente” do que um Verde puxado para o Azul.
Matizes

Um item importante para todos que pretendem usar as cores em seus projetos é conhecer os Matizes. Exceto por um ou outro detalhe ou um trabalho específico, na grande maioria dos casos as cores são neutralizadas, clareadas ou escurecidas de acordo com as necessidades. Normalmente, os Matizes resultam em efeitos mais agradáveis do que as cores puras.

Para clarear, escurecer ou neutralizar uma cor, usa-se o Branco, o Preto e o Cinza. Essas cores são chamadas de Elementos Neutros e estão mais relacionadas ao “valor” do que com a cor. Também é possível neutralizar uma cor aplicando a sua Complementar Direta. Por exemplo: adicionando uma pequena quantidade de Violeta sobre o Amarelo, quebra-se a intensidade deste último, transformando-o num Matiz.

Até a próxima!!!!
Bjim  









Nenhum comentário: